Manchões


Toda linha de Manchões e Remendos
desenvolvida com tecnologia de úlltima geração.

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Manchões Diagonais


Manchões desenvolvidos especificamente para Pneus Diagonais, proporcionando excelente resultado.

Manchões Radiais


Manchões desenvolvidos especificamente para Pneus Radiais, proporcionando excelente resultado.

Especificações

Devido a sua arquitetura moderna e arrojada, os manchões da linha nova geração, tiveram suas dimensões diminuídas e reparam um dano maior. Sua construção é feita com borracha e cordonéis mais resistentes, segundo um novo sistema tecnológico, adaptando-se a nova geração de pneus existentes no mercado. As extremidades dos manchões radiais para cargas são duplamente protegidas por uma borracha especial, evitando desta forma rachaduras.

Os valores indicados na tabela de aplicação para manchões nova geração foram desenvolvidos para terem uma grande margem de segurança, porém somente podem ser usados em veículos que respeitem as condições normais de estradas, velocidade e carga. Estes manchões durante a vulcanização deverão estar protegidos por um protetor de vulcanização (chapas de metal) para evitar um possível afundamento do manchão e enchimento. Os manchões nova geração são aplicados centro do dano = centro do manchão, não sendo necessário o cuidado para que suas bordas terminem em uma área de menor flexão.

Pontos de medição dos danos

Instruções para Aplicação

1. Recorte a superfície danificada e selecione o manchão de acordo com a tabela de aplicação. Para consertos na lateral, usar manchões do tipo “L”, do mesmo número usado para a banda de rodagem.
2. Fazer uma limpeza no lado interno do pneu, com um pano úmido, retirando o excesso do lubrificante interno. Passar um pano embebido em Abrasivo Químico Rubbernew na região a ser escareada.
3. Posicione o gabarito do manchão escolhido sobre o corte, marque o seu contorno com Giz Rubbernew(não contaminante) observando atentamente para que a seta indicativa fique paralela ao mesmo.
4. Escove a superfície a ser demarcada, usando carbide (grana fina) ou escova rotativa, tomando cuidado para não ultrapassá-la e não afetar o liner. Fazer a limpeza do pó somente com escova e aspirador. Não usar derivados de petróleo.

MANCHÕES

a) A Frio - Com um pincel de cerdas curtas e movimentos circulares, aplicar uma camada de Cimento Vulcanizante Rubbernew sobre a superfície raspada do pneu e deixar secar. Não é necessário passar cola no manchão.
b) A Quente - Aplicar uma camada de cola preta sobre a superfície raspada do pneu e deixar secar.
     Com Ligação - Já vem pronto para uso. Retire a proteção plastificada e aplique-o. Estes manchões possuem ligação acelerada. Vencimento 90 dias.
     Sem Ligação - NÃO É NECESSÁRIO PASSAR COLA. Passar um pano embebido em solvente para facilitar a retirada do tecido de proteção e reativar sua propriedade adesiva. Em seguida aplicar uma camada de borracha de ligação ou de coxim. Obs: Para o processo pré-moldado utilize borracha de ligação acelerada.

ATENÇÃO
Antes de aplicar o manchão é necessário preencher o dano de fora para dentro, de preferência com mini-extrusora e fazer um rebite interno, evitando desta maneira a possibilidade de aprisionar ar.

APLICACÃO DOS MANCHÕES RUBBERNEW
1. Para aplicar o manchão, abrir o pneu o mínimo possível , cuidando para que a seta indicativa do mesmo seja direcionada para o talão do pneu.
2. O manchão deve ser roletado do centro para fora. É necessário roletar também as bordas, principalmente se for autoclavado.
3. Após a aplicação do manchão, quando o corte for vazado (acima de 10 mm) é necessário colocar uma chapa de metal para proteção contra o afundamento do manchão e do enchimento, fixando-o com fita crepe.

Para pneu sem câmara aconselhamos o uso de manchões RSC- 20/40/42/44. Utilize a mesma tabela de aplicação dos RCT.

Após aplicá-lo passar uma camada de Cimento Selador Rubbernew nas bordas do manchão.

Cuidados necessários

A QUALIDADE DO REPARO DEPENDE:

1. Da qualidade e da compatibilidade dos materiais usados.

2. Da qualidade e adequação do equipamento usado.

3. Da habilidade e competência do reparador.

4. Do propósito em produzir a melhor qualidade de reparo possível EXAME

É necessário um minucioso exame inicial, a fim de assegurar que somente pneus reparáveis sejam enviados à seção de concerto. Os pneus devem estar secos e limpos antes do exame inicial. Devem ser examinados numa área iluminada, mínima 750 Lx máxima 1500 Lx, usando um expansor para expor detalhes do pneu. Com uma sovela remova todo material estranho e determine sua extensão.

OBS: Ter um cuidado redobrado na inspeção do pneu sem câmara quanto a infiltrações. Na parte interna do pneu aconselhamos a retirada do linner em uma área adjacente aos cabos rompidos para melhor visualizar a extensão da oxidação.

Após detectar o dano, recorte e prepare a superfície externa danificada mantendo-a o menor possível, e angular conf. desenho da pagina OS. Raspar a área com uma escova rotativa ou carbide que tenha granometria máxima 36 que produza uma textura de RMA # 2 a RMA # 3. Selecione o manchão de acordo com a Tabela de Aplicação respectiva ao pneu examinado. Para consertos no flanco de pneus diagonais, usar manchões do tipo L, do mesmo nº usado para a banda de rodagem.

No lado interno fazer uma limpeza com um pano úmido retirando o excesso de lubrifiQUANT.e. Friccione um pano embebido em Abrasivo Químico numa região maior a área a ser escareada. Posicione o gabarito do manchão escolhido sobre o dano, marque seu contorno com giz não contaminante observando atentamente para que a seta indicativa (ao talão) fique paralela ao mesmo. Escove a superfície demarcada usando carbide ou escova com granometria 36 a 60, RMA # 1 ou RMA # 2 até obter uma textura uniforme, Fazer a limpeza com uma escova e aspirador. Não usar ar comprimido ou derivados de petróleo.